•  
     
    Maria: um SIM à vida!

    Motivados por esse tema, no último dia 11 de fevereiro, celebramos a Festa de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira de nossa paróquia. Em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, o tema de nossa festa nos convidou a contemplar o testemunho de Maria na defesa e no cuidado da vida.
     A Mãe de Deus nos ensina que a vida é dom e compromisso. Precisamos assumir a nossa responsabilidade, como discípulos de Jesus, protegendo e promovendo a vida humana em todas as situações, desde a concepção no ventre materno até o seu declínio natural, e também a vida de toda a criação de Deus, numa verdadeira ecologia integral. 
    O tríduo em preparação à festa de nossa padroeira nos ajudou a meditar o ensinamento de Jesus na parábola do Bom Samaritano: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33s).
    No primeiro dia do tríduo, meditamos sobre o “olhar materno de Maria”. Nossa Senhora nos ensina a cultivar um olhar sensível aos sofrimentos das pessoas ao nosso redor, um olhar cheio de ternura e misericórdia, como é o olhar de Jesus. No segundo, contemplamos a “Mãe da Compaixão”. O testemunho de Nossa Senhora nos ensina a cultivar um coração capaz de sentir compaixão por aqueles que sofrem, como é o coração de Jesus. No último dia do tríduo, elevamos à Virgem Santíssima a nossa prece, confiando na sua materna intercessão: “cuida dos filhos teus!” Ela é a mãe zelosa que acolhe, protege e cuida da vida de todos nós, como cuidou de seu Filho Jesus, do presépio até o calvário. Com os seus cuidados maternos, ela nos ensina e nos pede para cuidar da vida dos irmãos. Nossa missão, seguindo os passos do Bom Samaritano, é cuidar especialmente das pessoas mais fragilizadas e vulneráveis, aqueles que estão “caídos ao longo do caminho”.
    Nossa Igreja quer ser cada vez mais “samaritana”: uma Igreja que vê, sente compaixão e cuida das pessoas que se encontram feridas e necessitadas de amor. Na festa de nossa paróquia, os doentes têm um lugar especial. 
    Nossa Senhora de Lourdes é a padroeira dos enfermos, e, por isso, o dia 11 de fevereiro, é o dia mundial dos enfermos. Nas suas aparições na Gruta de Lourdes, a Virgem Maria deixou um sinal de amor e de conforto a todos os seus filhos e filhas que carregam a pesada cruz da enfermidade. Ela nos fortalece com a sua bênção maternal. Maria disse SIM ao plano de Deus e acolheu no seu ventre puríssimo Aquele que é o autor da vida. 
    Com Maria, também nós queremos dar o nosso SIM à vida! 
    Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!
    Pe. Eleandro Teles

     
    Indique a um amigo
     
     
    Mais artigos