•  
     
    Mais perto de Deus...

    O mês de julho, em nossa paróquia, começou com um acontecimento que nos deixou perplexos e profundamente entristecidos: o falecimento repentino de uma grande liderança pastoral, figura emblemática na história de nossa paróquia nas últimas décadas, o nosso grande amigo Michel Fernando Zatta. A nossa família paroquial de Lourdes perde um verdadeiro irmão na fé, vítima de um infarto fulminante, aos 43 anos de idade, na tarde de 03/07. O Michel literalmente cresceu dentro da Igreja de Lourdes, sob o olhar amoroso de Nossa Senhora, envolvendo-se em praticamente todos os trabalhos da paróquia, desde a ornamentação da igreja, secretaria paroquial, liturgia, cantos, coordenação do conselho de pastoral, até o serviço aos mais pobres, na Pastoral da Partilha, que ele fundou e coordenou em nossa paróquia junto com um grupo de amigos e lideranças jovens.
    Ele foi catequista, coordenador da catequese, e sempre estava disponível para ajudar a todos os grupos e pastorais nas mais diversas atividades: no salão paroquial, grupo de jovens, ECC, Apostolado da Oração, Zeladoras das Capelinhas, enfim, o Michel sempre estava a serviço do próximo, da Igreja, da comunidade. Foi seminarista de nossa Diocese, passando pelo Seminário Propedêutico, junto ao Santuário de Caravaggio, depois em Viamão, no Seminário Maior São Lucas, onde formou-se em Filosofia. Saindo do seminário, continuou sua carreira profissional, sempre colocando seus dons e capacidades a serviço do próximo e participando da Igreja, trabalhando, por exemplo, com as Irmãs do Imaculado Coração de Maria, nos projetos sociais da Congregação.
    Apaixonado pelo canto e a música desde pequeno, pode realizar o sonho de cursar a faculdade de Música e trabalhar na UCS, com a Orquestra e o Coro da Universidade. Essa singela memória quer ser uma homenagem a esse nosso grande irmão, embora seja impossível expressar em poucas linhas o testemunho de fé e amor a Deus e ao próximo que o Michel deixa para nossa comunidade paroquial. De forma muito pessoal, não posso deixar de recordar e agradecer a este grande amigo de infância. Quando eu era criança, e o Michel um adolescente, ele foi a primeira pessoa que me acolheu na paróquia e me convidou a ser coroinha na missa; e foi assim que comecei a fazer parte da paróquia, e a também crescer nesta família de fé.
    Em meu nome pessoal, em nome do nosso querido pároco emérito, Pe. Nivaldo, para quem o Michel sempre foi um filho do coração, e em nome de nossa grande família paroquial, desejo manifestar toda a gratidão e homenagem da Paróquia de Lourdes a este nosso irmão que parte para a casa do Pai. Michel, vai em paz! Nossa Senhora de Lourdes, a quem tanto amavas, te receba em seu colo de mãe, para te levar à presença de Jesus. Intercede a Deus por nós, por nossa paróquia, por nossas famílias, agora que estás “mais perto de Deus”. Amém!

    Pe. Eleandro Teles

     
    Indique a um amigo
     
     
    Mais artigos