Pastoral da Juventude - Grupo de Jovens

Grupo de Jovens Nova Geração

História: O grupo de jovens Nova Geração teve o seu primeiro encontro em 21 de abril de 1990. Neste primeiro momento, estavam presentes quatro catequistas da Crisma como coordenadores e apenas dois jovens apareceram. Mesmo assim, o encontro aconteceu num sábado à tarde de muita chuva no altar da Igreja Matriz. O grupo Nova Geração surgiu dentro de um planejamento pensado no ano anterior, em 1989. Do grupo de jovens, que até então existia e que se reunia aos sábados a tarde também e que ajudava na missa das 18h30min e em outras atividades da paróquia, surgiu a ideia de um trabalho exclusivo com os catequizandos da Crisma, que terminavam a preparação para o sacramento e não tinham continuidade nas ações da Igreja. Por isso, o encontro em abril de 1990.
O Grupo, que iniciou com apenas dois componentes, cresceu rapidamente e em alguns encontros no mesmo ano, chegou a ter mais de 100 integrantes. Os encontros eram realizados na Igreja, ou em uma das salas que ficam abaixo da Igreja ou nas salas de catequese localizadas na parte inferior da casa paroquial. Assim foi se consolidando o grupo de jovens de 12 a 25 anos, que até hoje chegam por motivos diferentes mas permanecem pelo mesmo ideal.
Desde o início, a prioridade foi a formação de lideranças, a celebração litúrgica, o engajamento de jovens da Crisma na comunidade e o trabalho com as famílias dos componentes. Surgiram encontros como o Grupaço, retiros realizados fora da paróquia, de fortalecimento das relações pessoais e com Deus com chegada na missa das 18h30min do domingo, tal qual é nos dias de hoje. Nesta trajetória, mais de cinco mil jovens passaram por aqui, deixando sua marca e fazendo parte desta comunidade. Atualmente aproximadamente 40 pessoas integram o Nova Geração. Além do grupo de jovens, os pais dos integrantes do grupo Nova Geração também formaram um grupo de pais, fazendo com que o Cristo que os jovens conhecem e amam também habite seus lares.
Objetivo: Incluir a juventude na comunidade através de música, dança, alegria, oração e participação. Além dar continuidade na caminhada cristã após a Crisma, sempre baseada em seus pilares: Família, Amizade e Oração.
Quais são as ações realizadas e quando ocorrem?
- Almoço beneficente
- Retiro de Formação
– Campanhas de arrecadação de donativos para entidades carentes.
- Atividades conjuntas com a catequese tanto em nossa paróquia como fora dela, como Crismaços, missas e encontros, encenação de Páscoa e de Natal.
Público que atinge: Jovens a partir da Crisma.
Número de integrantes: Em torno de 40 integrantes.
Nome do coordenador e contato:
Maurício: 3027.2744 / 9121.1956
Marília : 3212.3709 / 9984 1222