Eventos - Paróquia de Lourdes

06.04.2017
Palestra - Cultivar e guardar a criação

Tradicionalmente, a Paróquia de Lourdes através da Comissão de Eventos promove em abril uma palestra de formação, especialmente pensada para os integrantes das pastorais, serviços e comunidades paroquiais. Um momento de adquirirmos conhecimentos e aplicarmos em nossa ação evangelizadora.
Este ano, o encontro foi realizado no último dia 06 e contou com a presença do frei Gilmar Zampieri, mestre em Filosofia e Teologia, professor e autor do livro A vida dos outros - Ética e teologia da libertação animal. O palestrante, que reside em Porto Alegre, subiu a Serra para nos ajudar a refletir sobre o tema "Cultivar e guardar a criação" - Campanha da Fraternidade/biomas, Papa Francisco/Laudato Si e o cuidado com a vida vegetal e animal.
Fomos desafiados a pensar globalmente a partir de uma alfabetização ecológica, assumindo "uma conversão da conversão". "Desde 1979 a Igreja está preocupada com a questão do meio ambiente e este tema apareceu oito vezes para refletirmos nas Campanhas da Fraternidade. Temos diante dos nossos olhos problemas de poluições, aquecimento do sistema global, as águas, perda da biodiversidade, desigualdade social, reação mundial e a posição do Papa Francisco". Para barrar esta devastação, frei Zampieri sugere assumirmos outro estilo de vida e frear o consumismo; educar para o cuidado criando novos hábitos; conversão ecológica, alegria e paz; amor cívico e político