São Pedro - Bairro Petrópolis

Igreja São Pedro, do Bairo Petrópolis de Caxias do Sul/ RS

Histórico

Por volta de 1974, o Padre Mário Pedrotti, pároco da Igreja Nª. Sra. de Lourdes, à qual pertence o bairro Petrópolis, celebrava uma missa mensal no Colégio Municipal Caldas Junior, localizado neste mesmo bairro. Mais tarde, algumas pessoas do bairro, em conversa com o Pe. Mário, decidiram construir uma capela no bairro.

A Paróquia Nª. Sra. de Lourdes, tinha, na ocasião, um terreno no Bairro Cruzeiro. O Pe. Mário vendeu o mencionado terreno e com o resultado comprou-se o primeiro terreno no bairro Petrópolis, onde está a Capela e instalações até hoje.

Em final de 1978, foi lançado o "Livro-Ouro" para doações e com a colaboração de muitas pessoas, conseguiu-se comprar o segundo terreno, do lado do anterior, situados na esquina das ruas Ferdinando Rosa com Ângelo Corso. Com os dois terrenos pagos, inauguramos a "área", com uma missa campal, celebrada pelo Pe. Antônio Pasa, então pároco de Lourdes, em mais ou menos 1982.

Em janeiro de 1983, foi iniciada a construção do pavimento térreo, de 360m², com previsão para a cozinha, os banheiros, sala para o Clube de Mães e o salão para eventos diversos. No final do mesmo ano, após muito trabalho, dedicação contínua e forte colaboração do grupo que coordenava, com a participação de muitas pessoas no bairro, a parte térrea do prédio ficou em condições de ser utilicada para a celebração semanal da santa missa e para eventos sociais da comunidade.

Com a persistência da equipe que estava à frente, e com a colaboração muito valiosa de outras pessoas, foram quitadas as dívidas e, alguns anos após, construir a parte superior destinada a receber, conforme o projeto original do Engenheiro Nelson Sartori, a Capela definitiva, mais a sala par ao Clube de Mães e a sacristia. O prédio está situado na rua Ferdinando Rosa, nº 496 (esquina com a rua Angelo Corso).

As obras foram concretizadas, desde o início, com as doações recebidas de muitas pessoas, com os eventos promovidos constantemente, sendo que a mão de obra aconteceu no sistema de "mutirão". A Paróquia de Lourdes sempre participou, tendo fornecido todo o ferro para a construção e mais tarde, também o forro de lâ de vidro, com filme texturizado. Além disso, os párocos de Lourdes sempre concordaram com a retenção a favor desta comunidade, dos valores recebidos para o fundo paroquial (dízimo).

As celebrações litúrgicas, a assistência e a orientação religiosa, desde o início até esta data, nos foram proporcionadas de maneira graciosa e dedicada pelos diversos sacerdotes que se sucederam na paróquia de Lourdes. Além do prédio inicial, hoje contamos com as churrasqueiras, salas de jogos e lazer e ainda, sala para catequese.

Nosso prédio está completamente pronto, totalmente pago e dispõe dos equipamentos e acessórios necessários para as diversas atividades, religionas ou sociais, normalmente desenvolvidas nesta Igreja de São Pedro. Além da missa semanal, ás 18h de sábado, temos ainda a maissa mensal da saúde, sempre na última quinta-feira do mês, às 15h. Na última segunda-feira do mês, às 17h30, acontece a Mini-ultréia, ligada ao Cursilho, Chammá e Emaús e outros movimentos da Igreja. Consta de uma Missa temática mais jantar de confraternização, logo após a Missa.

Além do acima, são realizados diversos outros eventos, como:

-Notte Italiana, com missa em italiano e jantar característico (gastronomia italiana);

-MATEADA com missa crioula e jantar-dançante, com gastronomia gaúcha típica,

- FESTA DE SÃO PEDRO (padroeiro), com missa solene e almoço festivo.

A Igreja de São Pedro do Bairro Petrópolis, desde seu início até hoje, é administrada por uma "Diretoria" de leigos, com supervisão geral do pároco de Lourdes.

MINI-ULTRÉIA

A "Mini-Ultréia" tem sua referência na "ULTRÉIA" do Cursilho da Diocese de Caxias do Sul. O Cursilho é um encontro de fim de semana, destinado a pessoas da comunidade cristã, com possibilidades de liderança e atividades no seu meio-ambiente e junto à sociedade em geral. Nesta ocasião são passadas as informações e as diretrizes da doutrina cristã-católica, com aprofundamento na experiência com Jesus e a relação entre a pessoa e Deus, a pessoa com os irmãos e a pessoa consigo mesma.

A ULTRÉIA consiste num encontro mensal, com uma missa especial e após , janta de confraternização, tudo coordenado pelo "Grupo Executivo Diocesano e pelo Assessor Eclesiástico". Já a Mini-ultréia tem coordenação própria, não sendo um evento oficial do Cursilho.

A Ultréia abrange toda a diocese e a Mini-Ultréia é mais restrita, tendo nascida no bairro Petrópolis apenas. Hoje recebe pessoas de toda a cidade e de outros lugares eventualmente. A participação nesses encontros, inicialmente eram restritos aos cursilhistas, mas atualmente são bem aceitas pessoas de qualquer movimento da Igreja e mesmo demais pessoas de vivência cristã, que respeitam e sabem aproveitar estas realizações.

Coordenadores: Osmar e Santa Eloá Amadori.

Mini-ultréia, sempre na últia segunda-feira do mês, às 19h30, de março a novembro.