Notícias - Detalhes

21/04/2017
Diocese de Caxias sedia importantes eventos

Encontro Nacional de Lareiristas e Jornada Estadual da Catequese serão realizados nos Pavilhões da Festa da Uva

4º ENL - Encontro Nacional de Lareiristas

Quando: 22 e 23 de abril (sábado e domingo)

Onde: Pavilhões da Festa da Uva

Lema: “Família, nosso lar em qualquer lugar!”

Objetivo: Reunir casais Lareiristas de todo o Brasil para troca de experiências, buscando a unidade do Movimento Lareira e o crescimento da família e da fé.

Histórico: O Movimento Lareira chegou em Caxias do Sul através de alguns casais que participavam dos retiros em Lages (SC), berço do movimento no Brasil. O primeiro retiro caxiense ocorreu em 1986. Durante 17 anos, casais caxienses contaram com o apoio de grupos lareiristas de Lages para capacitação e condução dos trabalhos de forma mais autônoma. Em 2014, o bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, reconheceu o Movimento Lareira como sendo parte integrante da Pastoral Familiar diocesana. Atualmente, o movimento conta com a sede na Paróquia Imaculada Conceição - Capuchinhos e outros dois núcleos: na Paróquia Santa Catarina e na Paróquia Sagrada Família, além disso, em São Marcos há outro núcleo vinculado a Caxias do Sul.

II Jornada Estadual de Catequistas

Quando: 7 de maio (domingo), das 9h às 17h

Onde: Pavilhões da Festa da Uva

Tema: Palavra de Deus, Fonte da Catequese!

Objetivo: Fortalecer a caminhada da iniciação à vida Cristã na Igreja do Rio Grande do Sul tendo como fonte a Palavra de Deus. O conteúdo central da catequese busca na Palavra de Deus a experiência do povo a caminho para fazer uma experiência proclamada, vivida, celebrada e testemunhada.

Histórico: A I Jornada Estadual de Catequistas foi realizada em 2009, em Santa Cruz do Sul e reuniu cerca de 10 mil catequistas. Na edição deste ano, a coordenadora diocesana de Iniciação à Vida Cristã, Ir. Neli Basso, explica que “a Igreja do RS, denominada como Regional Sul 3 está empenhada no caminho de iniciação à vida cristã. As Sagradas Escrituras, enquanto contém a Palavra de Deus nutrem a vocação, a formação e a missão de todo o cristão – discípulo missionário de Jesus Cristo. É a Palavra de Deus que anima a vida e a pastoral da Igreja. É uma carta de amor de Deus para com o seu povo. Para o processo da iniciação à vida cristã e do caminho catequético é a fonte da qual jorra e sacia a sede e fome da fé e transforma a ação evangelizadora, suscitando novos discípulos missionários para o Reino de Jesus Cristo”.