jquery slider plugin by WOWSlider.com v7.7

Pastorais - Conselho Paroquial de Pastoral

 

O Conselho Paroquial de Pastoral - CPP é o organismo representativo de toda a Paróquia de N. Sra. de Lourdes, constituída por representantes da Comunidade de São Pedro, Santo Sepulcro, ministérios, pastorais, Serviços. É sinal e instrumento de comunhão eclesial, lugar de encontro e de convergência, de diálogo e de irradiação pastoral.

O CPP tem a missão de:

1 - garantir a vida de comunhão na paróquia. Por isso, é responsável pela organização e articulação das pastorais e serviços e pela espiritualidade e formação dos fiéis.

2 - refletir, planejar, decidir, animar e revisar toda a ação pastoral da paróquia, para garantir a continuidade pastoral da paróquia.

3 - preparar, organizar e realizar as Assembleias Paroquiais de Pastoral, que são a instância mais importante da caminhada pastoral da paróquia. Ela encaminha a realização do Planejamento Paroquial de Pastoral. A ela cabe conhecer a realidade e seus desafios, julgá-la com os olhos da realidade e da Palavra de Deus, e estimular ações transformadoras que a tornem sinal do Reino de Deus.

4 - garantir a presença de todas as forças vivas na animação da ação pastoral da paróquia.

5 - garantir que, com a mudança do pároco, a paróquia não sofra quebra de continuidade de sua ação pastoral.

6 – executar, como objetivo específico, as decisões das assembleias; articular e animar toda a vida pastoral da paróquia; investir na formação de lideranças; propor iniciativas pastorais; opinar e decidir sobre as finanças e o patrimônio (despesas, compras e vendas, reformas, etc.); resolver questões do dia-a-dia; ouvir a comunidade e encaminhar as soluções dos problemas; manter a paróquia em comunhão com a Região de Pastoral e a Diocese.

Desde o Concílio Vaticano II (1962-1965), a Igreja Católica assumiu um rosto novo. Ela foi definida como Povo de Deus. Insiste-se mais na dimensão da Igreja-comunhão. É o novo jeito de ser Igreja-família, Igreja-participação, Igreja-comunidade, Igreja-povo. Nela, todos os fiéis são corresponsáveis pela vida cristã e pela missão evangelizadora. Todos os batizados têm carismas ou dons, para serem postos a serviço da comunidade. O CPP é a expressão organizacional da Igreja, que pretende ser mais participativa e comunitária.

O CPP deve reúne-se uma vez por mês, na última quarta-feira de cada mês, na Casa paroquial. Todas as reuniões sejam registradas em Atas.