Casamentos

QUEM SÃO OS MINISTROS DO MATRIMÔNIO?
No Sacramento do Matrimônio, os ministros são os próprios noivos.  O Sacerdote ou o diácono invoca a bênção de Deus para o casal, com a presença de testemunhas, de que o Matrimônio foi celebrado nas condições corretas e que as promessas foram prestadas completa e publicamente.

ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DO CASAMENTO NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LOURDES

1 - Marcar, pessoalmente, a data e hora do casamento, alguns meses antes, na Secretaria Paroquial. Horário: 08h30min – 11h30min e 13h30mim–18h.
 2 - A documentação para o casamento religioso deve ser encaminhada na Paróquia onde será realizado o casamento, no mínimo dois meses antes e no máximo seis meses antes. Essa documentação é exigida no dia do agendamento do casamento.
 3 - Documentação:
- Providenciar o Batistério. Se o batizado foi realizado numa Paróquia da Diocese de Caxias do Sul, solicitar na Cúria Diocesana - Rua Os 18 do Forte, 1771, 1º andar, Bairro Centro, Caxias do Sul.  Se o batizado foi em outra Diocese, solicitar à secretária onde será realizado o casamento, para mandar buscar.
- Apresentar uma via da certidão de casamento civil, ou do encaminhamento, e o comprovante/certificado da preparação para o matrimônio ( curso de noivos).
 - Casamento religioso com efeito civil: Os noivos devem encaminhar o casamento civil no cartório e apresentar na Paróquia o documento fornecido pelo cartório.
 4 - A Paróquia dispõe do serviço do cerimonial dos casamentos para o bom andamento da celebração.  Participam do ensaio somente os noivos e pais.
* Não é permitido a participação do cerimonial particular.
* Pedimos pontualidade.
* Quando houver mais de um casamento as orientações serão passadas para todos ao mesmo tempo.