Batismos

Orientação Para Batizados Na Paróquia Nossa Senhora De Lourdes – Caxias Do Sul

Conforme o  Código Canônico a Igreja Católica descreve o Batismo como:
Cân. 849: O batismo, porta dos sacramentos, necessário na realidade ou ao menos em desejo para a salvação, e pelo qual os homens se libertam do pecado, se regeneram tornando-se filhos de Deus e se incorporam à Igreja, configurados com Cristo mediante caráter indelével, só se administra validamente através da ablução com água verdadeira, usando-se a devida fórmula das palavras.
Cân. 851: A celebração do batismo deve ser devidamente preparada:
2° - os pais da criança a ser batizada, e também os que vão assumir o encargo de padrinhos, sejam convenientemente instruídos sobre o significado desse sacramento e as obrigações dele decorrentes; o pároco, por si ou por outros, cuide que os pais sejam devidamente instruídos por meio de exortações pastorais, e também mediante a oração comunitária reunindo mais famílias e, quando possível, visitando-as."

• O batismo é o sacramento conhecido como a porta de entrada na vida da Igreja.
  • Os pais e os padrinhos, com o batizado de seus filhos e afilhados , juntamente com toda assembleia litúrgica, renovam o seu compromisso batismal.
  • O batizado acontece sempre no 1º domingo de cada mês, na missa das 10h, sendo obrigatória a participação dos pais e padrinhos na preparação ao Sacramento do Batismo. O encontro de preparação acontece no sábado que antecede o batizado, às 15h, na Cripta da Igreja.
  • Os Pais que não são dizimistas na Paróquia pagam uma taxa para a realização do batizado.
  • A inscrição do batizado deve ser feita na Secretaria, de preferência, no mês em que o batizado será realizado.
  • Os documentos necessários para a inscrição do batizado são:
  • Nome completo e correto dos pais e dos padrinhos
  • Cópia da Certidão de nascimento da criança
  • Endereço, telefone e e-mail dos pais e dos padrinhos
  • Para quem não é dizimista, a taxa de R$55,00; (cinquenta e cinco reais).