jquery slider plugin by WOWSlider.com v7.7

A Igreja

 
 

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes foi criada no dia 08 de fevereiro de 1942, por decreto de Dom José Baréa, primeiro Bispo de Caxias do Sul. Na mesma oportunidade foi nomeado e empossado como primeiro pároco o Padre Maximiliano Franzoi. Ainda nesse mesmo dia foi abençoada a Igreja Matriz, ainda em fase de construção. O Padre Ernesto Mânica foi quem iniciou os trabalhos de construção da igreja, passando-os, depois, aos cuidados do Padre Maximiliano Franzoi.

AIgrejaMini

Os trabalhos de construção da igreja iniciaram em 1939 com o levantamento da cripta da igreja onde  aconteciam as celebrações religiosas e eventos sociais para angariar fundos para a futura matriz. Antes dela, havia uma pequena capelinha de madeira onde os imigrantes italianos se reuniam para rezar. A designação e a devoção a Nossa Senhora de Lourdes iniciou devido a uma gruta natural no antigo Orfanato Santa Terezinha, hoje Escola Madre Imilda. Como as aparições de Maria, que aconteceram em Lourdes, na França no ano de 1858, por 18 vezes, se deram dentro de uma gruta, os imigrantes acharam por bem colocar uma estátua de Nossa Senhora para devoção e assim, surgiu uma pequena comunidade-igreja.

AIgrejaMiniEm 1944, foram reiniciados os trabalhos internos da Igreja Matriz. No ano seguinte, iniciou- se a pintura interna e o reboco. No dia 13 de junho de 1948, foi inaugurado o púlpito, confeccionado por José Gollo. Em 1949, foi reiniciada a construção das torres e teve início a peregrinação de 12 capelinhas coordenadas por Dona Paulina Moretto, em visita às famílias da Paróquia. Dois anos mais tarde, no dia 11 de fevereiro, foram inauguradas as torres da igreja e o reboco externo. Em 1953, foi inaugurado o altar-mor da igreja, e já em 1954 os padres da Igreja Nossa Senhora de Lourdes passam a atender o Burgo, até então atendido por São Pelegrino.

No final de 1955, o Padre Maximiliano Franzoi foi transferido para Antônio Prado. No dia 1º de janeiro, toma posse o novo pároco, Padre Tranqüilo Mugnol, nomeado por Dom Benedito Zorzi. Acompanhou-o como coadjuntor o Padre Ênio Tarasconi. Em 1959, por decreto de Dom Benedito Zorzi, foram criadas as duas paróquias: a da Sagrada Família, no Bairro Sagrada Família, e do Sagrado Coração de Jesus, no bairro Cruzeiro, desmembradas da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Ainda em 1959, no dia 19 de junho, houve a benção do novo salão: Centro Social de Lourdes. Um mês depois, foi rezada a primeira missa do Padre Teodoro Weber.

Em 1961, dia 02 de julho, é ordenado, em Roma, o Padre Paulo Moretto. Já no dia 23 de setembro, Paulo Moretto celebra a primeira missa na Paróquia de Lourdes. Em maio de 1964, é criada a Paróquia de São Vicente, quase toda desmembrada de Lourdes. Em 1967, é celebrado o ano jubilar da Paróquia, coordenado por Dom Benedito. No dia 14 de fevereiro de 1968, o Padre Tranqüilo Mugnol despede-se da Paróquia. Toma posse como pároco o Padre Mário Pedrotti e como vigário cooperador o Padre Ivo Mauri. No dia 02 de agosto, toma posse o Padre Ivo Adamatti e, em setembro, conclui-se a reforma da casa paroquial. Em 1972, para tristeza de toda a comunidade, morre o Padre Maximiliano Franzoi.

AIgrejaMiniNo ano seguinte, em janeiro, acontece a Ordenação Episcopal de Dom Paulo Moretto e, em março, é criada a Paróquia dos Santos Apóstolos, grande parte desmembrada da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes. No dia 05 de novembro de 1976, foi aprovada pela Cúria a construção do Salão de Esportes, sendo inaugurado em novembro de 1977. Naquela época tinha uma cancha de bolão; hoje não tem mais. Em fevereiro de 1980, o Padre Mário Pedrotti é transferido para o Seminário Nossa Senhora Aparecida e, posteriormente, para a Paróquia de São Pelegrino. Naquela oportunidade toma posse como pároco de Lourdes o Padre Antônio Pasa. O ano de 1982 foi marcado por uma extensa visita pastoral de Dom Paulo Moretto e Dom Benito Zorzi à Paróquia

Em 1984, toma pose o Diácono João Roberto Masiero e, como auxiliar, o Padre Antônio Pasa. Neste ano também é lançada a campanha da construção da nova casa paroquial, sendo a antiga casa de madeira doada a um bairro pobre, que construiu o centro comunitário. Em agosto acontece uma nova visita pastoral com Dom Paulo Moretto e o Padre João Panazzolo. Em 1985, é inaugurada a nova casa paroquial e, em janeiro de 1986, toma posse como pároco o Padre Roberto Massiero, que permanece até abril de 1990.

O Padre Jone Fachinelli assume como administrador paroquial em 1992 e, em 1993, assume como pároco o Padre Nivaldo Piazza, que comanda a Paróquia até os dias de hoje. Em agosto de 2010 foi inaugurada uma réplica da Gruta de Lourdes no pátio da igreja

Padres que aturam na Paróquia de Lourdes:

Maximiliano Franzoi, Ernesto Mânica, Tranqüilo Mugnol, Ênio Tarasconi, Teodoro Weber, Mário Pedrotti, Ivo Mauri, Ivo Adamatti, Antônio Pasa, Dom Paulo Moretto, João Roberto Masiero, Jone Fachinelli, Mariano, Ludovico, Cláudio Pezolli, Zanetini, Pedroni, Nivaldo Piazza.

Colaboradores:

Algumas famílias marcaram a trajetória da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Dentre tantas, a família Moretto, Poletto, Formolo, Perini, Menetrier, Boff, Michelon, Rech, Slongo, Spada, Spiandorello, Pontalti, Scariot, entre outras.

 
 

70 Anos

 

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes comemora em 2012, seus 70 anos de criação. Para celebrar esta trajetória a Comissão 70 Anos organizou um vasto calendário de atividades religiosas, sociais e culturais que marcarão mais uma vez a história de nossa paróquia, construída com a colaboração e o empenho de inúmeras pessoas.

No dia 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes, foi dada a largada às comemorações com uma celebração eucarística na Igreja Matriz de Lourdes que teve a presença do Bispo Diocesano Dom Alessandro Ruffinoni, Pe. Nivaldo Piazza e Pe. Celestino Sandi, lideranças da comunidade e inúmeros fiéis.

Na oportunidade foi apresentado o logotipo do Ano Jubilar que tem o número 70 estilizado. O número zero lembra a réplica da gruta que foi construída no pátio da igreja e inaugurada em agosto de 2010. Embaixo do selo, encontram-se três virtudes fundamentais para a vivacidade de uma paróquia: Fé.Trabalho.Oração.

- A fé porque uma paróquia católica tem como meta principal fazer conhecer a pessoa de Jesus
Cristo e sua proposta.

- A oração é a tarefa mais importante que a Igreja tem na humanidade. Através dela, criamos comunicação com Deus e Deus com a humanidade. É o canal mais curto para chegarmos a Ele.

- O trabalho porque é através dele que é possível celebrar estes 70 anos. Foi no esforço e doação de inúmeras pessoas, muitas vezes no anonimato, que foi e ainda hoje é construída a comunidade-Igreja. Por fim, é uma alegria podermos juntos celebrar tanta história e tantas vidas que passaram por este lugar sagrado.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA NO JUBILEU

Senhor, preparastes Maria para ser a Mãe de Vosso Filho. Pela sua Imaculada Conceição,Vós protegestes do pecado, da ferida do pecado. Assim é que ela teve a força de dizer o“Sim” da fé desde a Anunciação até a Cruz.

O que realizastes em Maria, Senhor, foi admirável. Nós vos damos graças. Em Lourdes preparastes Bernardete para que fosse a testemunha das aparições de Nossa Senhora. Na transparência de seu coração, pela sua humildade e pela sua coragem ela frustrou as armadilhas do mal.

O que realizastes em Bernardete, Senhor, foi admirável. Nós vos damos graças. Agora queCelebramos nosso Jubileu, daí-nos a graça de festejá-lo com alegria. Fazei-nos perceber, agora, a vossa palavra de reconciliação e de paz.

Abri o nosso coração e os nossos olhos para perceber as aflições dos outros. Que este ano Jubilar seja um tempo de graça e que renovemos nossa FÉ, nos empenhemos ainda mais no

TRABALHO da evangelização e, principalmente, nunca nos esqueçamos que é através daORACÃO contínua e fervorosa que nos aproximamos mais de Ti.

Por isso nos vos damos graças, Senhor. Como Bernardete que desejava tanto receber a Eucaristia, avivai em nós o desejo de acolher o Cristo e ser habitados pelo Espírito Santo, ainda mais neste ano Jubilar que vós nosofereceis, pelo exemplo e intercessão de Maria, vossa humilde Serva, a quem, com todas as gerações, proclamamos Bem Aventurada.

AVE MARIA...

Programação de atividades do Ano Jubilar:

Setembro Coro Florescer
Outubro Palestra
Novembro Show
Dezembro Celebração de encerramento das atividades